Faixas
Descubra se você tem o paladar supersensitivo
25/06/2014

Você já deve ter escutado falar sobre as papilas gustativas, não é mesmo? Essas estruturas  presentes especialmente na língua, apesar de existirem em menor quantidade no céu da boca, garganta, esôfago e em algumas regiões do nariz são pequenas saliências na superfície da língua que contém os receptores sensoriais responsáveis por identificar os diferentes sabores.

Contudo, existem pessoas que contam com um maior número de papilas gustativas do que as demais, o que significa que esses indivíduos podem ser hipersensíveis aos sabores. Por essa razão, é comum que quem tem o paladar supersentivo deteste alimentos como vegetais verdes, café, produtos feitos à base de soja, chá verde, algumas bebidas alcóolicas e sucos, e produtos muito doces. Aliás, por conta disso muitos acabam sendo considerados enjoadinhos!

Mais e menos

Basicamente, se dividirmos a superfície da língua em pequenos círculos de 7 milímetros de diâmetro, as pessoas com paladares supersentivos vão apresentar mais do que 35 papilas gustativas nessa área, ou seja, muito mais do que a maioria das pessoas. Esse excedente costuma fazer com que as pessoas com os paladares mais aguçados experimentem os sabores com uma intensidade — em média — três vezes superior do que as demais.

Para descobrir se alguém tem hipersensibilidade aos sabores — ou se tudo não passa de frescura! —, o pessoal do Today I Foud Out sugere dois testes. O primeiro envolve o uso de um medicamento controlado para a tireoide chamado propiltiouracila. Se depois de tomar o remédio a pessoa passando pelo teste perceber um forte gosto amargo, isso significa que se trata de um indivíduo com o paladar supersensitivo.

Feito em casa

O segundo método pode ser aplicado em casa mesmo, e envolve o uso de um pedaço de cartolina, corante alimentício da cor azul, um espelho, uma lupa, um cotonete e um furador de papel. Comece fazendo um furo na cartolina e, depois, espalhe um pouco do corante alimentício sobre a língua. Quando você olhar a superfície azul com a lupa, vai perceber que as papilas continuam rosadas.

O próximo passo é posicionar a cartolina sobre a língua e pressionar o furo de forma que fique fácil contar as papilas vermelhinhas com a ajuda da lupa e do espelho. Essas estruturas aparecerão como pontinhos rosados em meio ao corante azul. Assim, se você conseguir contar cerca de 35 papilas, isso significa que você tem o paladar supersensitivo.

Caso a conta dê entre 15 e 35 papilas, então o seu paladar é medianamente aguçado e, se você contabilizar menos do que 15 pontinhos rosados, isso significa que você pode não perceber determinados sabores. Independente do resultado, não se preocupe: aproximadamente 25% dos seres humanos têm paladares supersentivos, enquanto que 25% não conseguem distinguir determinados sabores e 50% se encontram entre os dois extremos.

Notícias Relacionadas Deixe seu comentário
Publicidade segmentadaClarice CosméticosK E K CymaVittalize Centro Estética

Todos os direitos reservados © 2014 informaí